Sunday, December 10, 2006

pé na tina

Por imperativos familiares tive de deslocar-me a uma das mecas do grande consumo em pleno domingo . Um shopping. Sinceramente , tinha-me custado menos se tivesse enfiado um pé dentro de uma tina de merda até ao joelho .
Não é humanamente possivel andar mais que dois metros em linha recta , não se consegue ver mais que as costas de quem vai á nossa frente , há crianças aos gritos por todo o lado , há pessoas abandonadas sem condutor junto ás escadas ... um cénario dantesco.
Há qualquer coisa que me escapa , quando me dizem que estas pessoas vão para ali de livre vontade . Não é possivel . Um gajo suporta uma multidão aos empurrões na entrada de um espetáculo, porque vai ver o espetáculo . Suporta uma multidão aos empurrões nos acessos a um estádio , porque vai ver um jogo . Tudo isto obedece portanto a uma lógica sacrifio-recompensa. Num shopping um gajo suporta isto tudo para ver o quê? Montras!
De seguida , aproveita para deixar lá uns euros valentes para comprar coisas diversas para as outras pessoas , pois é esperado que as outras pessoas façam o mesmo . É a entrada portanto num ciclo vicioso do qual é praticamente impossivel escapar , sob pena de juizos de valor depreciativos nos circulos familiares e sociais .
O gajo que inventou tudo isto , foi sem dúvida maquiavélico .

No comments: